Publicado 10/05/2021 às 13:40

Aberto o prazo para pedidos de sementes do programa Troca-Troca safra 2021/2022

Prazo para pedidos do safra vai de 10 de maio a 28 de maio

Aberto o prazo para pedidos de sementes do programa Troca-Troca safra 2021/2022

O Programa Troca-Troca de Sementes de Milho e Sorgo é, certamente, uma das mais antigas e consolidadas políticas de Estado para o fomento do cultivo de milho. Sua criação se deu em 1988 e tinha como principal objetivo alavancar a produção de milho no Rio Grande do Sul. Ao longo desses 33 anos de operacionalização, o programa evoluiu e inúmeras modificações foram efetuadas buscando sempre o aprimoramento das suas ações, adaptação à realidade e melhoria nos resultados para a agricultura.

Objetivo

Fomentar o cultivo de milho e sorgo no Estado por meio da disponibilização de sementes de milho (híbridos convencionais e transgênicos) e sorgo destinadas à produção de grãos e/ou silagem para agricultores familiares.

Público

São beneficiados produtores rurais com posse ou propriedade de até quatro módulos fiscais, enquadrados como agricultores familiares de acordo com a Lei Federal nº 11. 326, de 24 de julho de 2006, e pecuaristas familiares de acordo com os requisitos da Lei estadual nº 13.515, de 13 de setembro de 2010.

Os produtores participam por meio das entidades representativas (prefeituras, sindicatos, associações e cooperativas) que intermediam a operacionalização do programa em cada município.

Operacionalização

São operacionalizas duas etapas do Programa em cada ano-safra: Safra (Etapa 01) e Safrinha (Etapa 02).

Cada agricultor pode solicitar até 4 sacas de sementes (milho e/ou sorgo) em cada etapa.

Em Alto Feliz, os pedidos são feitos na prefeitura municipal, bastando o produtor apresentar a DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf) válida, e estar com inscrição de produtor ativa no município.

Para renovar a DAP basta dirigir-se até o escritório da Emater.

O pagamento da transgenia deverá ser feito no momento do pedido de sementes transgenicas, e o valor da parte hibrida deverá ser feito quando da entrega das sementes.

Seguem abaixo a tabela de preços e as variedades disponíveis.

Tabela de Preços