Fazenda - Publicado 30/05/2021 às 20:30

Lançado Programa de Renegociação de dívidas

Prazo vai até 30 de novembro.

Lançado Programa de Renegociação de dívidas

Município cria programa para estimular pagamento de débitos

Reduzir o montante da dívida e oportunizar a quitação de débitos. Este é o principal objetivo do Refis, o Programa de Recuperação Fiscal criado pela administração municipal que concede a redução de juros e multas aos munícipes que estão com contas em aberto para com o caixa público.

É um programa de estímulos que cria meios legais de facilitar a quitação de débitos públicos, como IPTU, com redução de juros e multas. Importante observar que débitos pendentes criam embaraços aos contribuintes. O projeto de incentivos foi aprovado pela Câmara na noite da última quarta-feira. Ele prevê estas faixas de desconto de juros e multa nas seguintes condições:

100% de juros e multas para débitos pagos à vista ou no cartão a débito;

Desconto de 80% para débitos quitados em até quatro parcelas (com entrada);

Desconto de 60% para débitos quitados em até onze parcelas (com entrada);

Desconto de 30% para débitos que foram quitados em até 24 parcelas.

Os descontos serão concedidos aos que renegociarem o total da dívida vencida, e o programa permanece em vigor até 30 de novembro de 2021. Ou seja, os munícipes têm prazo até lá para efetuarem a renegociação do que devem às finanças públicas. O Recupera Alto Feliz não contempla débitos de 2021.

O Refiz também foi pensado considerando as dificuldades causadas pela pandemia a muitos munícipes. ’O programa reflete a sensibilidade da administração municipal com as dificuldades de muitos cidadãos alto-felizenses, atingidos pela crise financeira em que se encontra o país, dificultando o pagamento de tributos devidos ao município-, comenta o prefeito Robes Schneider.