Rolar até o conteúdo
Rolar até o rodapé

Publicado 25/11/2021 às 18:07

Whatsapp Twitter Pinterest Google Plus Facebook

Prazo para votar na consulta popular vai até o dia 30 de novembro

Prazo para votar na consulta popular vai até o dia 30 de novembro
Prazo para votar na consulta popular vai até o dia 30 de novembro

Instituída em 1998 pelo governo do Estado, a consulta permite aos votantes que definam diretamente parte dos investimentos a constarem no orçamento estadual. Neste ano, o valor disponibilizado será de R$ 30 milhões para as 28 regiões dos Coredes (Conselhos Regionais de Desenvolvimento). A verba é distribuída de acordo critérios como população de cada região e o Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese).

Seja pelo aplicativo ou pela web, é necessário fazer login pelo Colab quem ainda não se cadastrou, precisa criar uma conta. É recomendável, antes de iniciar a pesquisa, ter em mãos o CPF e o título de eleitor. Após cadastro e com base nas informações prestadas, haverá direcionamento automático para a cédula do Corede correspondente ao domicílio eleitoral. Cada eleitor poderá votar em apenas uma proposta de seu domicílio eleitoral, sendo selecionada aquela com maior número de votos.

Neste ano, em sua primeira fase, a Consulta Popular recebeu cerca de mil ideias enviadas por cidadãos. As propostas foram selecionadas após o término do prazo de envio, com base em uma análise técnica, a partir de critérios como viabilidade de execução, orçamento, competência, afirma o governo.

Até terça-feira, dia 30, os eleitores podem participar da Consulta Popular. É o tradicional processo, implantado em 1998, pelo qual a população pode escolher alguns dos projetos que receberão investimento do Estado.

 Há três opções de votação, todas ligadas ao fornecimento/aproveitamento de água. Foram os itens mais citados na primeira votação, ocorrida em setembro.

 O eleitor deverá escolher uma das três demandas paras votar, sendo que a participação poderá ser feita através do aplicativo Colab ou pelo link

https://pages.colab.re/consulta-popular-rs.

 Já está definido que o Vale do Caí terá destinado R$ 1, 028 milhão do orçamento estadual para investir na mais votada das três opções. O investimento será naquela opção que na região for a mais votada.

 Participar da votação é importante porque, para ter acesso ao recurso, cada município precisa atingir pelo menos 2% (dois) dos votos.

 Ao acessar o link, é preciso número do CPF e título de eleitor. É preciso também selecionar a região do Vale do Caí.


 As opções de votação são:

1 Uso múltiplo da água: estrutura de abastecimento humano e dessedentação animal; preservação e proteção de nascentes; estruturas de captação e armazenamento de água dos telhados; construção de micro açudes; aquisição de veículos e equipamentos distribuidores de água potável; implantação de sistemas de irrigação no uso múltiplo das águas.
2 Armazenamento de água: construção exclusiva de micro-açudes para atendimento do pequeno produtor integrante da agricultura familiar.
3 Armazenamento de água: Implantação exclusiva de cisternas para o pequeno produtor integrante da agricultura familiar.

 Dúvidas sobre o processo da Consulta P
opular podem mandar email para consulta-popular@spgg.rs.gov.br.

Acesso rápido