Publicado 27/09/2022 às 13:18

Máquinas trabalham na curva da cascata, iniciando uma importante obra

CURVA DA CASCATA

Mais uma importante obra está começando

Alto Feliz foi contemplada nos últimos dias com o início de uma obra muito importante e aguardada, além de muito necessária. É a construção do muro de contenção na curva da cascata.

Desde o ano passado, a administração municipal, por meio do prefeito Robes e vice Douglas, vinham conversando com o Daer para que esta obra fosse realizada. Outras pessoas também estavam envolvidas nas tratativas.

Também graças ao bom relacionamento com o governo do Estado, a solicitação foi atendida, pois o governo também reconheceu que se trata de um investimento necessário, tanto que foi classificada como emergencial.

No começo agora de 2022, já havia sido feito o acesso para as máquinas trabalharem no local. Também foi feito um estudo, uma sondagem, para avaliar a capacidade do terreno em absorver o peso do material previsto para ser depositado. Serão depositados em torno de 5 mil m³ de pedra para fazer a contenção. Desde que ocorreu o deslizamento em função de fortes chuvas, o local estava sinalizado.

A obra será executada pela Encopav Engenharia, empresa contratada pelo DAER por licitação, e o investimento previsto é de R$ 1,68 milhão. O projeto também envolve a substituição da galeria, com a colocação de canos maiores.

Por conta das necessidades envolvidas na obra, em alguns momentos o trânsito será bloqueado, o que sempre será avisado com dias de antecedência. O tempo previsto para execução da obra é de dois a três meses.

O que também vai acontecer é um aumento do raio da curva. Aquela parte onde tem PVS vai ser transformada em pista, com a remoção dos blocos de PVS e colocação de asfalto. Com isso, a curva ficará menos fechada, tornando o trânsito mais seguro.

’É uma obra muita esperada, muito batalhada, com várias pessoas e toda a administração envolvida, também os vereadores. Todos procuraram fazer com que esta obra fosse realizada. Não posso deixar de citar o então secretário de Obras do Estado, Juvir Costella, que conseguiu esta importante articulação junto ao DAER para que isso se concretizasse.  É mais um sonho virando realidade em Alto Feliz-, comemora o prefeito em exercício Douglas Schneider.