Rolar até o conteúdo
Rolar até o rodapé

Turismo » Turismo em Alto Feliz

Whatsapp Twitter Pinterest Google Plus Facebook

Turismo em Alto Feliz

Valorizar e Registrar os Melhores Momentos e Paisagens

Uma Aventura por esta Terra de Belezas Naturais

Chegada na Cidade
Chegada na Cidade

Alto Feliz cresceu impulsionado pela fé, pelo trabalho e pela união de sua gente que, até hoje, preserva a tradição, a cultura, a língua e os costumes dos seus antepassados: os imigrantes alemães e italianos. Par a par com essa herança, mesclam-se características do povo rio-grandense - gaúchos, sempre em busca de um grande futuro para esta terra, tão cheios de encantos naturais, com seus morros, vales, plátanos centenários e cascatas de águas cristalinas, fazendo jus ao slogan: Alto Feliz O MELHOR LUGAR PARA VIVER.

 

O acesso à Alto Feliz é feito pela antiga rodovia Júlio de Castilhos, que corta o município de sul a norte, ligando a sede do município de Feliz à Farroupilha. No acesso sul, percorre-se uma via asfaltada com 7,2 km de extensão, apresentando belas paisagens do Rio Grande do Sul.

 

A cidade conta com arquitetura das igrejas e casas em estilo enxaimel original e as residências dos italianos também preservados, reflete a manutenção da cultura e motivo de admiração.

 

A população do município é de caráter bondoso, gentil e hospitaleiro, que mantém as tradições e os encontros familiares. A mesa, geralmente, é rica em alimentos de produção própria e em seu prato se incluem sopas, massas, galinhada, batata, polenta, carnes de rês ou de porco, saladas variadas, regadas com um bom vinho ou uma cerveja.

Características do Município

Situação Geográfica

Alto Feliz situa-se na Encosta Inferior do Nordeste, na Microrregião Colonial da Encosta da Serra Geral, no Estado do Rio Grande do Sul. Localiza-se a 100 km da capital do Estado, tendo como principais acessos a antiga Estrada Júlio de Castilhos VRS 326, a RS 452 que interliga a RS 122 com a BR 116 e, ao norte, a RS 122.

 

Limita-se com os municípios de Farroupilha ao Norte, Feliz ao Sul, Vale Real a Leste, Bom Princípio e São Vendelino a Oeste.

 

Área

Possui uma área de 84,1 km², incluindo a sede e quinze localidades, a saber: Arroio Jaguar, Morro das Batatas, Morro Gaúcho, São Pedro, Sete Colônias, Morro Belo, Santo Antônio Alto, Santo Antônio Baixo, Nova Alemanha, Canto Schütz, Arroio Feliz, Vale do Mel, Encosta da Palmeira e Morro Capim.

 

Relevo

A topografia apresenta-se 60% montanhosa, 25% plana e 15% ondulada. Destaca-se pela presença de morros que imprimem uma feição característica ao lugar e permitem a visão de belíssimos panoramas.

 

Clima

O clima é subtropical, apresentando temperaturas médias de 25 a 30º C, no verão e 5 a 12º C, no inverno, quando ocorrem freqüentes geadas e, mais raramente a neve. O índice pluviométrico é de 1450 ml/ano.

 

Altitude

A altitude média é de 500 m.

 

Hidrografia

Caracteriza-se pela existência de numerosos pequenos cursos d’água arroios que, em vários locais formam belas cascatas, constituindo atrativo turístico do Município. A maioria das propriedades rurais possui área própria para a construção de açudes, com água em abundância, utilizada para irrigação e criação de peixes.

 

Vegetação

O Município conta com uma boa área de matas nativas, apesar da forte exploração ocorrida no passado. Várias espécies podem ser encontradas atualmente, como: angico, araçá, araucária, cabriúva, camboatã, cedro, grápia, ipê, canela, etc. Em torno de 60% da área do Município é coberta por matas e vegetação rasteira. Além do reflorestamento acácia eucalipto e pinus o solo é utilizado para pastagens e para a agricultura.

 

População

Segundo o IBGE, Alto Feliz possui uma população estimada de 3036 habitantes, com 36,84 habitantes por Km2.

 


 

CICLOTURISMO no município, História e rotas

CICLOTURISMO no município, História e rotas
CICLOTURISMO no município, História e rotas

Radgruppe Alto Feliz RS.

 

Grupo de Ciclismo onde o importante é sentir o prazer em pedalar, curtir os amigos, a natureza, além de conhecer lugares lindos onde só a Bike pode nos levar. O lema do grupo é que não importa o quão devagar você vá, desde que não pare, que não tenha medo de ser um iniciante, indiferente da idade, mas que tenha medo de não começar e se arrepender por nunca ter tentado.

 

 O Grupo de Ciclismo foi criado em 10/04/2017 por Marcelo Sauthier e Vinícius Freiberger, tendo inicialmente 3 amigos no Grupo, porém ao passar dos anos o grupo foi crescendo e atualmente conta com 25 participantes, porém sabemos que há mais adeptos a esse esporte no Município.

 

Em 04/07/21 Jorge Zimmer e o colega Leonardo Berttoti, conversando e trocando ideias com os amigos do
Grupo, começaram a buscar patrocínio para então confeccionar a 1° Camiseta de Ciclismo do Município de Alto Feliz, a qual está sendo confeccionada e representa a Imigração Ítalo Germânica do Município, contendo as cores da Itália na gola e mangas,  no peitoral e nas costas listras representando as cores da Alemanha, também contém o Brasão da Bandeira do Município, a Bandeira do Rio Grande do Sul e bandeiras menores representando as descendências de todos os participantes do Grupo, além do logotipo e os nomes de todos os patrocinadores. Ressaltando que com o empenho de todos os participantes foi criado o Logotipo do Grupo de Ciclismo: Radgruppe Alto Feliz RS.

 

 O Ciclismo nos últimos anos vem crescendo constantemente, e cada vez mais as pessoas estão buscando no ciclismo, não só um meio de transporte, mas também uma prática de esporte e lazer. Estudos comprovam que, por ser uma atividade aeróbica, essa prática de esporte ajuda na redução do colesterol, prevenindo as chances de sofrer um infarto ou derrame cerebral. Auxilia também na saúde do coração, melhora a respiração, circulação sanguínea, no fortalecimento da musculatura e na perda de peso.

 

Informações recebidas do integrante do Grupo Jorge Zimmer.

 

Alto Feliz 24/09/2021.

Cicloturismo Municipal

RADGRUPPE - Grupo de Cicloturismo no Município

 

https://strava.app.link/V1OG73bT5cb - Pedal Curto Uffenberg;

https://strava.app.link/iDfhHCdT5cb  - Pedal Médio Uffenberg;

https://strava.app.link/N6R1SogT5cb  - Pedal Longo Uffenberg;

https://www.strava.com/routes/2082139  - Alto Feliz Santo Antônio;

https://www.strava.com/routes/2936087902882627734  - Rota 30 anos do Município.

https://www.strava.com/routes/2931213064550124472  - Pedal das Uvas.

Caminhos cicloturisticos

Paisagens das rotas

Ecoturismo

LEMA DO TURISMO ECOLÓGICO:  "Da natureza nada se tira a não ser fotos.  Nada se deixa a não ser pegadas.  Nada se leva a não ser recordações"
LEMA DO TURISMO ECOLÓGICO: "Da natureza nada se tira a não ser fotos. Nada se deixa a não ser pegadas. Nada se leva a não ser recordações"

Uma atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentivando sua conservação e buscando a formação de uma consciência ambientalista, promovendo o bem-estar das pessoas.

 

Uma forma de despertar uma maior consciência sobre o turismo e sobre a relação do ser humano com a natureza, conduzindo o visitante a se integrar mais profundamente com o meio ambiente e com a comunidade local. Isso além de gerar experiências incomparáveis, harmoniosas e enriquecedoras para o turista, gerando um fortalecimento e valorização da comunidade, seus costumes e cultura, além das belezas naturais da região. 

 

Salientando aos visitantes a importância da auto-responsabilidade com o seu próprio lixo, assim como não recolher nada da natureza e respeitar a vida dos animais. 

 

ecoturismo consiste em observar como você pode aproveitar da conexão com a natureza, sem gerar impacto no meio ambiente.

Imagens Ecoturísticas de Alto Feliz

O contato aos aromas naturais das plantas, os fitonócitos, melhora consideravelmente o desempenho do sistema imunológico. 

A proposta é conectar o ser humano a uma verdadeira experiência com os seus 5 sentidos. A exposição aos aromas naturais das plantas, os fitonócitos, melhora consideravelmente o desempenho do sistema imunológico. 
 
Sabe-se que o Banho de Floresta aumenta a produção de linfócitos NK, as chamadas células killer, responsáveis por combater microorganismos invasores.
  
Mais um excelente motivo para mantermos as nossas matas preservadas, a nossa saúde agradece. 

 


 

Construções Históricas de origem Alemã e Italiana

LOCAIS PARA VISITAR:

- Viveiros de Mudas e Produção de Frutas Freiberger e Andrioli:

Mais informações sobre o Viveiros de Mudas e Produção de Frutas Freiberger e Andrioli:

O Viveiro de Mudas Freiberger e Andrioli conquistou destaque com 3º Lugar no conjunto de Variedades. ’’Esse 3º lugar no conjunto de variedades mostra que realmente vale a pena sim todo esforço e trabalho realizado durante um ano todo e sim, estamos muito felizes com tudo isso que está acontecendo.’’ 

 

Só o passeio já é válido para desopilar. Mas, quando se chega às parreiras, ah! A sensação que se tem é indescritível, até para quem lá esteve várias vezes.

 

Links de Notícias:

https://www.jornalqtal.com.br/beirando-a-perfeicao-uvas-aguardam-turistas-em-alto-feliz/

 

https://pt-br.facebook.com/people/Viveiro-de-Mudas-Freiberger/100063477894042/

 

https://www.radiovalefeliz.com.br/viveiro-de-mudas-freiberger-e-andrioli-expoe-uvas-e-sao-premiados-na-festa-da-uva/

 


 

Mais informações sobre o Sítio Paraíso na Terra

 Área com trilhas e cachoeiras para Ecoturismo. Possui uma casa antiga restaurada para locação por diária.

A propriedade tem como objetivo a preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando o desenvolvimento de atividades educativas e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza, fomentando o Turismo ecológico.

 

Instagram Sítio Paraíso na Terra (clique aqui) 

 

LOCAIS PARA COMER:

Mais informações sobre Uffenberg

Produz Cervejas Artesanais de alta qualidade, possuindo um PUB onde servem 8 estilos de cervejas nas torneiras e petiscos diversos. Dispõe da possibilidade para aquisição das mesmas, em embalagens próprias do estabelecimento conforme a preferência do cliente, podendo haver visitação a fábrica mediante agendamento antecipado.

 


 

- Pub Backsteinhaus

Mais informações sobre Pub Backsteinhaus

Um Lugar novo para curtir com a família e amigos!

 

Instagram Pub Backsteinhaus (clique aqui)

 


 

- Terras Lanches

Mais informações sobre Terras Lanches

Acesso rápido