Rolar até o conteúdo
Rolar até o rodapé

Município » Turismo

Whatsapp Twitter Pinterest Google Plus Facebook

Turismo

Foco na tradição incrementa o turismo

A modernização chega aos poucos, respeitando as referências históricas. Alguns prédios começam a aparecer em meio às casas em estilo enxaimel, uma herança germânica forte na região. Assim como outras cidades vizinhas, a organização administrativa foi pensada na praticidade. Em um mesmo quadrante encontra-se a Prefeitura, a creche, a escola e a Unidade Básica de Saúde. As indústrias estão alocadas em lugares específicos - Área Industrial 1 e Industrial 2.

 

Em meio a isso tudo, ainda é possível encontrar localidades com nomes como ‘Nova Alemanha’. O fato se dá pela tradição tão bem zelada pelos cidadãos que fazem questão de preservar até o idioma. O ‘Guten morgen!’ do cumprimento dos 85% de origem alemã, contrasta com o ‘Buon giorno!’, dos 15% de descendência italiana. Alto Feliz se orgulha de ser uma cidade ítalo-germânica, até na saudação de Bom Dia.


Bianualmente é a realizada no município a Alto Fest - a festa de integração das etnias. O Alto Fest é uma comemoração feita pelo povo de Alto Feliz e para ele. Claro que os visitantes vindos de diferentes lugares são muito bem recebidos, mesmo porque, depois de algumas horas no município, qualquer um já se sente em casa. A programação da 8ª edição da Alto Fest está programada para 2019.


As tradições são mantidas por diversas entidades, entre elas o Coral Municipal, o Grupo de Danças Alemãs, o Grupo Instrumental e o GTCN, entidades que desenvolvem eventos que mobilizam a região.


Anualmente o município realiza a feira do livro, evento cultural para todas as idades, que traz a Alto Feliz diferentes atrações das variadas áreas da cultura.


Alto Feliz é uma terra de belezas naturais. Paisagens lindas, com cascatas, vales e morros se sobressaem em seu relevo, encantando moradores e visitantes.

 

Outros dados

Situação Geográfica: Alto Feliz situa-se na Encosta Inferior do Nordeste, na Microrregião Colonial da Encosta da Serra Geral, no Estado do Rio Grande do Sul. Localiza-se a 100 km da capital do Estado, tendo como principais acessos a antiga Estrada Júlio de Castilhos VRS 326, a RS 452 que interliga a RS 122 com a BR 116 e, ao norte, a RS 122. Limita-se com os municípios de Farroupilha ao Norte, Feliz ao Sul, Vale Real a Leste, Bom Princípio e São Vendelino a Oeste.

 

Área: Possui uma área de 84,1 km², incluindo a sede e quinze localidades, a saber: Arroio Jaguar, Morro das Batatas, Morro Gaúcho, São Pedro, Sete Colônias, Morro Belo, Santo Antônio Alto, Santo Antônio Baixo, Nova Alemanha, Canto Schütz, Arroio Feliz, Vale do Mel, Encosta da Palmeira e Morro Capim.

 

Relevo: A topografia apresenta-se 60% montanhosa, 25% plana e 15% ondulada. Destaca-se pela presença de morros que imprimem uma feição característica ao lugar e permitem a visão de belíssimos panoramas.

 

Clima: O clima é subtropical, apresentando temperaturas médias de 25 a 30º C, no verão e 5 a 12º C, no inverno, quando ocorrem frequentes geadas e, mais raramente a neve. O índice pluviométrico é de 1450 ml/ano.

Acesso rápido