Rolar até o conteúdo
Rolar até o rodapé

Município » Turismo

Whatsapp Twitter Pinterest Google Plus Facebook

Turismo

Valorizar e Registrar os Melhores Momentos e Paisagens

VOLUNTÁRIOS EM AÇÃO

CONVITE DO EVENTO

Uma Aventura por esta Terra de Belezas Naturais

Cartão postal de Alto Feliz
Cartão postal de Alto Feliz

Alto Feliz cresceu impulsionado pela fé, pelo trabalho e pela união de sua gente que, até hoje, preserva a tradição, a cultura, a língua e os costumes dos seus antepassados: os imigrantes alemães e italianos. Par a par com essa herança, mesclam-se características do povo rio-grandense - gaúchos, sempre em busca de um grande futuro para esta terra, tão cheios de encantos naturais, com seus morros, vales, plátanos centenários e cascatas de águas cristalinas, fazendo jus ao slogan: Alto Feliz O MELHOR LUGAR PARA VIVER.

O acesso à Alto Feliz é feito pela antiga rodovia Júlio de Castilhos, que corta o município de sul a norte, ligando a sede do município de Feliz à Farroupilha. No acesso sul, percorre-se uma via asfaltada com 7,2 km de extensão, apresentando belas paisagens do Rio Grande do Sul.

A cidade conta com arquitetura das igrejas e casas em estilo enxaimel original e as residências dos italianos também preservados, reflete a manutenção da cultura e motivo de admiração.

A população do município é de caráter bondoso, gentil e hospitaleiro, que mantém as tradições e os encontros familiares. A mesa, geralmente, é rica em alimentos de produção própria e em seu prato se incluem sopas, massas, galinhada, batata, polenta, carnes de rês ou de porco, saladas variadas, regadas com um bom vinho ou uma cerveja.

Características do Município.

Imagem da Entrada para Alto Feliz
Imagem da Entrada para Alto Feliz

Situação Geográfica
Alto Feliz situa-se na Encosta Inferior do Nordeste, na Microrregião Colonial da Encosta da Serra Geral, no Estado do Rio Grande do Sul. Localiza-se a 100 km da capital do Estado, tendo como principais acessos a antiga Estrada Júlio de Castilhos VRS 326, a RS 452 que interliga a RS 122 com a BR 116 e, ao norte, a RS 122.

 Área
Possui uma área de 84,1 km², incluindo a sede e quinze localidades, a saber: Arroio Jaguar, Morro das Batatas, Morro Gaúcho, São Pedro, Sete Colônias, Morro Belo, Santo Antônio Alto, Santo Antônio Baixo, Nova Alemanha, Canto Schütz, Arroio Feliz, Vale do Mel, Encosta da Palmeira e Morro Capim.

Relevo

A topografia apresenta-se 60% montanhosa, 25% plana e 15% ondulada. Destaca-se pela presença de morros que imprimem uma feição característica ao lugar e permitem a visão de belíssimos panoramas.

Clima
O clima é subtropical, apresentando temperaturas médias de 25 a 30º C, no verão e 5 a 12º C, no inverno, quando ocorrem freqüentes geadas e, mais raramente a neve. O índice pluviométrico é de 1450 ml/ano.

Altitude
A altitude média é de 500 m.

Hidrografia
Caracteriza-se pela existência de numerosos pequenos cursos d’água arroios que, em vários locais formam belas cascatas, constituindo atrativo turístico do Município. A maioria das propriedades rurais possui área própria para a construção de açudes, com água em abundância, utilizada para irrigação e criação de peixes.

Vegetação
O Município conta com uma boa área de matas nativas, apesar da forte exploração ocorrida no passado. Várias espécies podem ser encontradas atualmente, como: angico, araçá, araucária, cabriúva, camboatã, cedro, grápia, ipê, canela, etc. Em torno de 60% da área do Município é coberta por matas e vegetação rasteira. Além do reflorestamento acácia eucalipto e pinus o solo é utilizado para pastagens e para a agricultura.

População
Segundo o IBGE, Alto Feliz possui uma população estimada de 3036 habitantes, com 36,84 habitantes por Km2.

Limita-se com os municípios de Farroupilha ao Norte, Feliz ao Sul, Vale Real a Leste, Bom Princípio e São Vendelino a Oeste.

Instagram e Facebook do Turismo no Município.

Imagem aérea de Alto Feliz.
Imagem aérea de Alto Feliz.

 As redes sociais são o cartão postal da nova geração de viajantes. Afinal, por lá, eles compartilham com amigos e familiares experiências e histórias vividas durante uma viagem, bem como, locais de visitação, endereços, eventos e imagens.

No Instagram e no facebook, aventuras que antes pareciam tão distantes tornam-se mais acessíveis por meio das fotos publicadas por amigos, familiares e conhecidos que registram (muitas vezes, em tempo real) todos os passos de suas viagens.

 

A prefeitura abre o caminho para o Turismo e os munícipes fazem acontecer.

Algumas Cascatas de Alto Feliz

Locais em preparação para visitação

História e rotas do CICLOTURISMO no município.

Logotipo do grupo de Cicloturismo no Município
Logotipo do grupo de Cicloturismo no Município

Radgruppe Alto Feliz RS.


Grupo de Ciclismo onde o importante é sentir o prazer em pedalar, curtir os amigos, a natureza, além de conhecer lugares lindos onde só a Bike pode nos levar.
O lema do grupo é que não importa o quão devagar você vá, desde que não pare, que não tenha medo de ser um iniciante, indiferente da idade, mas que tenha medo de não começar e se arrepender por nunca ter tentado.

O Grupo de Ciclismo foi criado em 10/04/2017 por Marcelo Sauthier e Vinícius Freiberger, tendo inicialmente 3 amigos no Grupo, porém ao passar dos anos o grupo foi crescendo e atualmente conta com 25 participantes, porém sabemos que há mais adeptos a esse esporte no Município.

Em 04/07/21 Jorge Zimmer e o colega Leonardo Berttoti, conversando e trocando ideias com os amigos do
Grupo, começaram a buscar patrocínio para então confeccionar a 1° Camiseta de Ciclismo do Município de Alto Feliz, a qual está sendo confeccionada e representa a Imigração Ítalo Germânica do Município, contendo as cores da Itália na gola e mangas,  no peitoral e nas costas listras representando as cores da Alemanha, também contém o Brasão da Bandeira do Município, a Bandeira do Rio Grande do Sul e bandeiras menores representando as descendências de todos os participantes do Grupo, além do logotipo e os nomes de todos os patrocinadores.
Ressaltando que com o empenho de todos os participantes foi criado o Logotipo do Grupo de Ciclismo: Radgruppe Alto Feliz RS.

O Ciclismo nos últimos anos vem crescendo constantemente, e cada vez mais as pessoas estão buscando no ciclismo, não só um meio de transporte, mas também uma prática de esporte e lazer.
Estudos comprovam que, por ser uma atividade aeróbica, essa prática de esporte ajuda na redução do colesterol, prevenindo as chances de sofrer um infarto ou derrame cerebral.
Auxilia também na saúde do coração, melhora a respiração, circulação sanguínea, no fortalecimento da musculatura e na perda de peso.

 

Informações recebidas do integrante do Grupo Jorge Zimmer.

Alto Feliz 24/ 09/ 2021.

 

ROTAS

https://strava.app.link/V1OG73bT5cb %u2014 Pedal Curto Uffenberg;

https://strava.app.link/iDfhHCdT5cb  %u2014 Pedal Médio Uffenberg;

https://strava.app.link/N6R1SogT5cb  %u2014 Pedal Longo Uffenberg;

https://www.strava.com/routes/2082139  %u2014 Alto Feliz Santo Antônio;

Cicloturismo Municipal

RADGRUPPE - Grupo de Cicloturismo no Município

Construções típicas locais

Casas antigas

Paisagens a partir do Morro Tigre

Paisagens a partir do Morro Tigre

Acesso rápido